Fim da Greve: professores substitutos da UEPB anunciam retorno às salas de aula

Os professores substitutos da Universidade Estadual da Paraíba devem encerrar a greve da categoria após paralisação de quase três meses. O retorno está previsto para acontecer no dia 3 de julho. Hoje uma comissão representativa de docentes substitutos manifestou o desejo de retornar às suas atividades durante encontro com o reitor da instituição, Rangel Junior.

Na reunião, a comitiva entregou um documento assinado por 128 professores substitutos manifestando o desejo de voltarem às salas de aula com a finalidade de assegurar o término do semestre. O documento, conforme enfatizou o professor Bruno Gaudêncio, membro da Comissão, foi redigido como resultado de uma assembleia dos substitutos.

Os professores substitutos também encaminharam à reitoria, proposta de renovação dos contratos da categoria e posteriormente faça uma consulta aos departamentos para saber qual a demanda de cada setor e, assim, dentro das condições orçamentárias, efetivar um novo contrato até 31 de dezembro para garantir o período letivo 2017/1.

“Com a entrega desse documento estamos legitimando a nossa proposta de negociar com a Reitoria a questão dos contratos dos substitutos”, destacou o professor Bruno Gaudêncio.

A partir desta quinta-feira (22) os professores substitutos irão protocolar junto a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) um requerimento, informando a decisão individual de retornar às salas de aula. Em seguida, eles também vão se reapresentar nos departamentos, colocando-se à disposição da Instituição. Caberá às chefias de departamentos fazer o comunicado oficial a administração central para que seja providenciado o contrato temporário para o término do semestre.

(Com Informações do Click PB)